7 passos da nossa Jornada de aprendizagem nas empresas

Que as empresas oferecem diversos cursos e treinamentos você já sabe. Mas quantas delas dão continuidade à aprendizagem da equipe?

 

Quantos cursos você já participou no trabalho, e enquanto tentava fazer suas anotações, sentia que não conseguia relacionar as discussões da aula com seu dia a dia?

 

Quais workshops esteve presente, e percebeu que o conteúdo era focado em quem apresentava, e não nas necessidades do grupo? 

 

Percebemos que isso acontece com frequência no mundo corporativo. 

 

Por isso, em cada jornada de aprendizagem desenvolvida para empresas, pensamos em cada detalhe para que a sua experiência seja mais leve e proveitosa.

 

Veja a seguir como funciona essa jornada, a partir da nossa primeira conversa.

 

 

7 PASSOS DA NOSSA JORNADA DE APRENDIZAGEM NAS EMPRESAS

 

1. Alinhamento com empresa para entender as dificuldades e fortalezas da equipe, os desafios de comunicação e aprendizagem, a fim de criar uma proposta que faça sentido para quem vai participar da jornada; 

 

2. Apresentação da proposta para avaliar o caminho mais adequado a seguir (curso, workshop mais “mão na massa”, roda de conversa, clube de leitura, papo de boteco?) Vamos conversar sobre as opções e desenvolver a cultura de aprendizagem na sua empresa, como comenta nossa idealizadora Vivi Rio Stella em sua coluna da revista Você RH);

 

3. Validação da proposta e criação de levantamento via pré-work, para dar voz às pessoas que participarão do curso (formulários anônimos);

 

4. Criação de relatório pré-work, com base nas respostas da pesquisa, que guiarão a jornada de aprendizagem. O mais importante aqui é saber o que a equipe precisa desenvolver e que reconhece como seus pontos fortes para ser usado a seu favor;

 

5. Início da jornada, com encontros cheios de diálogo e interação! Usamos diversas ferramentas para criar espaço para a conversa, desde chat e salas simultâneas até ferramentas como Mentimeter, Jamboard, jogos como Go Minimal ou Focus Play. Não importa se o encontro é presencial ou online - a interação está sempre presente em nossos encontros, pois acreditamos que se aprende através da troca. 

 

6. Curadoria de conteúdo especial após cada encontro, desenvolvendo materiais como o “3 aprendizados e 1 desafio” e o “Menu de Saberes” A ideia desses conteúdos complementares é criar novos estímulos para você aprender sobre o tema, seja através de um filme, série, vídeo, podcast, artigo ou até mesmo um desafio!

 

7. Ao final da jornada criamos um quadro colaborativo dos aprendizados do grupo e reunimos todos os conteúdos desenvolvidos: gravações dos encontros, pesquisas, relatórios co-criados, playlists colaborativas, cadernos de aprendizados e todas as referências que fizeram parte, para que você possa acessar e relembrar quando quiser. Afinal, uma jornada chega ao fim, mas o aprendizado é para sempre!


 

Valorizamos o repertório de quem participa das jornadas e acreditamos no conteúdo com profundidade, diálogo e aplicabilidade. 

 

Estes são alguns dos 8 valores que pautam o trabalho da VRS Academy e que podem estar junto a você no próximo curso na sua empresa. 

 

Entre em contato conosco para saber mais, e desenvolver uma aprendizagem que faça sentido pra você e sua equipe.

 


comunicaçãolifelong learning