Clube de leitura de Comunicação

Há diversos estudos que comprovam que ler desenvolve habilidades de comunicação como a fala e a escrita, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico.

 

A leitura "permite fazer novas conexões entre regiões visuais, regiões da linguagem, regiões de pensamento e emoção", diz a neurocientista Maryanne Wolf nesta matéria da BBC sobre o que é a leitura profunda e por que ela faz bem para o cérebro.

 

E para desenvolver cada vez mais essas conexões, conversar sobre o que está lendo com outras pessoas pode ampliar suas percepções e significados sobre o texto.

 

Nesse sentido, participar de um clube do livro torna a leitura uma experiência colaborativa de muita troca e aprendizagem. Imagine se esse clube tivesse apenas livros de Comunicação?

 

Pois ele existe aqui na VRS Academy. E vamos te contar mais detalhes neste texto.


 

POR QUE PARTICIPAR

Você compra mais livros do que consegue ler? Ou lê muitos livros e sente falta de ter com quem comentar, discutir, esclarecer trechos? 

 

Existem livros que mexem tanto com nossos valores, nossas crenças, nossa forma de olhar, ser e estar no mundo que merecem uma boa conversa a respeito deles, mas nem sempre encontramos tempo ou com quem ter essas trocas.

 

Em workshops, palestras e jornadas nas empresas, Vivi Rio Stella, idealizadora da VRS Academy, sempre se baseia e indica muitos livros para as pessoas seguirem aprimorando a comunicação, uma grande habilidade para a vida e com tanto impacto para a vida pessoal e profissional.

 

 

Porém, assim como você e as pessoas que participam de cursos, Vivi também sente falta desta troca, das discussões e dos novos caminhos que a leitura proporciona quando feita de forma colaborativa e interativa.

 

Pensando nisso, Vivi Rio Stella, pesquisadora e professora de Comunicação há mais de 15 anos, colunista da Você RH e apaixonada por livros, desenvolveu um clube de leitura especial, com 3 livros sobre Comunicação, entre abril e julho de 2021, para você desenvolver cada vez mais essa habilidade através dos livros e das trocas com participantes. 


 

QUAIS OS OBJETIVOS DO CLUBE?

Além de praticar o hábito da leitura com livros especializados em Comunicação, o clube vai te ajudar a:

 

  • . Reservar um tempo e espaço de trocas, discussões, conexões do livro para a realidade;
  • . Aprimorar a habilidade de comunicar, pois as pessoas do clube poderão comentar, sintetizar, argumentar; ouvir, perceber, exercitar empatia;
  • . Integrar saberes, conectar experiências, fazer pontes com o dia a dia das pessoas.


 

3 LIVROS DE COMUNICAÇÃO

As obras selecionadas abordam diferentes aspectos, como Comunicação Não Violenta, Empatia, Assertividade, Oratória, Clareza, Concisão e muito mais. 

 

Conheça mais cada uma delas:

 

1. "Ser bom não é ser bonzinho", de Claudio Thebas, Editora Paidós.

 

Thebas é inspirado e inspirador, costura sua experiência como palhaço, professor de Escuta e palhaço em hospitais, com conceitos da Comunicação não violenta e nos oferece lindas e profundas reflexões sobre como identificar, acolher e enfrentar medos e barreiras para sermos mais autênticos e sinceros (sem sincericídios, nem silencicídios).

 

 

2. "Como falar em público e encantar pessoas", de Dale Carnegie, Editora Sextante. 

 

O autor que mudou a vida do megainvestidor Warren Buffett, um clássico de como construir storytelling e influenciar pessoas.

Templates de storytelling, discursos inspiradores e técnicas de oratória permeiam esse livro que merece ser lido por todas as pessoas que se apresentam em reuniões, comitês e demais contextos de exposição.

 

 

3. "Obrigado pelo feedback: a ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiares e amigos", de Douglas Stone e Sheila Heen, Editora Portfólio Penguin.

 

Pois é, embora se gaste bilhões em capacitações de como dar feedback, Stone e Heen acreditam que precisamos olhar para ouvintes em vez de emissores do feedback. 

Essa mudança de perspectiva muda tudo e nos ensina muito sobre escuta, necessidades, interpretações, valores e vieses. Com uma riqueza incrível de exemplos, podemos aprender sobre gatilhos que bloqueiam a escuta e o aprendizado, ineficiência dos feedbacks, efeitos de nossos comportamentos, diferenças entre críticas, orientações e avaliações.


 

BENEFÍCIOS DO CLUBE

O clube de leitura é uma oportunidade para você compartilhar suas ideias e percepções com pessoas que também leram a obra e buscam aprender através do diálogo. 

 

Ao se inscrever no clube de leitura, você terá acesso a:

  • . Grupo exclusivo para interação e trocas entre participantes;
  • . Aprendizado de 3 livros de Comunicação;
  • . 5 encontros ao vivo com Vivi Rio Stella mediando e todas as pessoas do clube, para trocas, discussões e interações sobre o livro do mês;
  • . Conteúdo digital mensal exclusivo com curadoria VRS Academy sobre cada obra.

 

Como algumas pessoas preferem o livro digital ou impresso, o valor da inscrição não inclui a aquisição dos livros. Você poderá comprá-los na versão que desejar, e ler até o dia do encontro online de cada obra. 

 

Caso não consiga terminar de ler, não se preocupe. Vale estar conosco no encontro mesmo assim, pois terá ainda mais estímulo a seguir adiante na leitura.

 

COLOQUE NA AGENDA

Serão 5 encontros online, pelo Zoom, sempre das 19h às 20h30 (1h30 cada).

 

  • . 12/4 - Boas vindas: encontro ao vivo para apresentar o clube, para as pessoas se conhecerem, explicarmos os títulos brevemente e termos o marco do início do livro de Claudio Thebas. Neste dia, faremos o sorteio de 1 exemplar do livro da Vivi Rio Stella - "Comunicação Eficiente", publicado pela Aberje Editorial.
  • . 10/5 - "Ser bom não é ser bonzinho": encontro ao vivo para discutirmos o livro lido ao longo do mês.
  • . 14/6 - "Como falar em público e encantar pessoas": encontro ao vivo para discutirmos o livro lido ao longo do mês.
  • . 12/7 - "Obrigado pelo feedback": encontro ao vivo para discutirmos o livro lido ao longo do mês.
  • . 19/7 - Fechamento do clube: discussão sobre aprendizados, balanço de como foi a experiência do clube de leitura.

 

A participação ao vivo enriquece a troca e as conexões, mas se por algum motivo você não puder participar de algum encontro, ele ficará gravado para assistir quando quiser. 


 

SORTEIO DO LIVRO COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Vivi Rio Stella é autora do livro “Comunicação Eficiente - como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade, no qual apresenta de forma didática e prática as principais técnicas para produção de e-mails claros, assertivos, concisos, organizados e de acordo com a “netiqueta”. 

 

A obra apresenta exemplos de antes e depois, que irão ajudar você a repensar seus próprios textos e produzir e-mails mais eficientes.

 

Vivi irá sortear um exemplar de seu livro durante o encontro de abertura do clube dia 12 de abril. Para participar, inscreva-se aqui.

                                                               


 

MAS EU NÃO TENHO O HÁBITO DE LER...

Tudo bem, hábitos se criam a partir de pequenos movimentos diários. 

 

Por isso reunimos algumas dicas para te ajudar a ler mais, e o clube pode ser o lugar ideal para você colocar essas dicas em prática. 

 

  1. Escolha um ambiente tranquilo para ler - seja na mesa durante o café da manhã, durante o percurso ao trabalho ou na cama antes de dormir, perceba qual momento do dia sua leitura flui mais e aproveite esses momentos. 

  2. Defina uma pequena meta diária - Lendo 10 páginas por dia você consegue terminar uma obra de 200 páginas em menos de um mês. Escolher terminar um capítulo ao invés de parar no meio dele, ajuda a não perder o fluxo da leitura, afinal, finalizando um tema, é mais fácil começar outro. 

  3. Leve o livro onde estiver - está na sala de espera de uma consulta médica? Ao invés de rolar o feed das suas redes sociais, escolha ler algumas páginas do seu livro. 

  4. Destaque trechos que chamaram sua atenção - use canetas marca-texto, anote pensamentos, dobre páginas - seja impresso ou digital, se relacionar com o livro pode estimular ainda mais a leitura.

  5. Participe do clube de leitura - Ler geralmente é uma atividade individual, mas ter alguém com quem dividir as reflexões do livro pode te estimular a ler mais, interagir e ter novos aprendizados. Entenda melhor por que participar de um clube de leitura.


 

APRENDA A SE COMUNICAR MELHOR

Inscreva-se agora mesmo no Clube de leitura de Comunicação com Vivi Rio Stella, especialista no assunto, e aprenda através dos livros e do diálogo como se comunicar melhor em qualquer ambiente. 

 


clubedeleituraclubedolivrolivros