Clube do filme

Será que é possível aprender no sofá de casa, assistindo filmes e séries?

 

Nossa idealizadora Vivi Rio Stella já provou que sim. Além de usar algumas cenas como exemplo nos encontros e jornadas da VRS Academy, ela escreveu uma coluna no Portal Aberje sobre seus aprendizados com as séries.

 

Temas como Comunicação, Liderança, Diversidade, Ciência e tantos outros fazem parte dos enredos das séries e das nossas vidas também.  

 

Confira as séries que a Vivi já escreveu sobre, e veja se você assistiu alguma delas:

 

Uma série de textos sobre… séries e seus aprendizados para a vida

As contradições e provocações de “Better Call Saul”

Uma série para ser ouvida: 20 mil léguas

Ensinamentos de Michael Jordan, em “The Last Dance”

Uma homenagem às mulheres com as lições da série “Away”

Diversidade e realismo de “The Eddy” nos ensinam sobre comunicação

Aprender Comunicação com a série “Explicando”


 

Mais do que entretenimento, aqui na VRS Academy, acreditamos no poder de aprendizagem que filmes e séries exercem no nosso dia a dia. 

 

Quantas vezes você já comentou com alguém sobre uma série que está assistindo, e percebeu semelhanças com uma situação que viveu no trabalho, numa viagem, ou com a família?

 

Esses insights gerados a partir de uma produção fazem você aprender também ao assistir. Por isso, o primeiro encontro de 2022 na Confraria do Saber, nossa Comunidade de Aprendizagem, é sobre um “Clube do Filme”, em que cada participante compartilha em até 5 minutos reflexões a partir de um filme ou uma série a que tenha assistido recentemente

 

Diferente de um Clube do Livro, não é necessário que todas as pessoas já conheçam a produção, a ideia é trocar aprendizados e experiências em grupo. Com certeza cada participante vai sair do encontro com boas indicações para ver (ou rever), como comentamos neste post



 

Você realmente escolhe o que quer assistir?

 

Quando você acessa sua plataforma de streaming favorita, é muito provável que não queira pensar muito nesse momento, apenas relaxar e se divertir. O algoritmo aprende seus gostos através de suas escolhas e cada vez mais recomenda produções com um maior índice de proximidade com o seu perfil. 

 

Porém, com o tempo, você pode ter aquela sensação de que “parece tudo a mesma coisa” e “não tem nada pra assistir”. É verdade. Suas escolhas vão moldando seu perfil e, para sair dessa bolha, é preciso fazer escolhas mais conscientes. 

 

Ideias para sair da sua bolha:

- Pedir uma indicação para uma pessoa no seu trabalho; 

- Trocar sugestões nos grupos de mensagens; 

- Escolher um filme no seu streaming com baixa porcentagem de adequação ao seu perfil; 

- Experimentar ver o 1° episódio de uma série com tema que você não costuma ver.

 

Veja outras ideias que compartilhamos neste post. Experimente usá-las, você pode se surpreender.  


 

Pipoca e Menu de Saberes para acompanhar 

 

Na Confraria do Saber enviamos para cada participante o “Menu de Saberes” - uma degustação de conteúdos sobre o assunto do encontro do mês.

 

Como em janeiro o tema é Clube do Filme, selecionamos duas séries, dois filmes e um site sobre o Oscar para esquentar essa conversa e vamos compartilhar com você também!

 

Prepare a pipoca, porque o Menu de Saberes já está na mão:

 

A comédia fala sobre a complicada relação da família Pritchett, ensinando sobre Amor, Empatia e Tolerância com muita leveza e bom humor. A série filmada no estilo documentário já ganhou 22 Emmys. 

Nova temporada está no Star Plus e Now, e anteriores na GloboPlay. 

 

Uma história comovente de uma família de trigêmeos e seus dilemas cotidianos, contada através de diferentes épocas e pontos de vista. Relacionamentos, Luto, Racismo e Alcoolismo são alguns temas bem presentes na trama. 

Veja a última temporada no Star Plus, e as anteriores no Prime vídeo.

 

Baseado no livro homônimo de Elena Ferrante, a obra se passa em uma praia grega onde a professora Leda, mãe de duas mulheres adultas, observa uma jovem mãe com sua filha e reflete sobre as ambivalências da maternidade. 

A produção da Netflix é bem cotada para o Oscar 2022.

 

Dois astrônomos tentam alertar o governo, a mídia e a população sobre um cometa mortal vindo em direção à Terra, porém ninguém parece se importar. A obra retrata o Negacionismo, a Imprensa, a Ciência e todo seu impacto na vida das pessoas. 

As semelhanças com o mundo real estão dando o que falar com este filme da Netflix, um dos favoritos na corrida do Oscar.

 

E falando em Oscar, se você é fã da premiação, vai gostar desse site

O Termômetro Oscar apresenta os candidatos do ano, sinopses dos filmes, podcast, estatísticas, calendário das premiações e outras informações interessantes sobre a estatueta mais desejada do cinema.

 


Comunicação e The Crown 

 

Como comentamos no início do texto, algumas aulas da VRS Academy usamos trechos de filmes e séries a fim de criar paralelos com a vida real.

 

Uma das nossas séries favoritas é The Crown, a série britânica que conta a história da Rainha Elizabeth II, passando por seu casamento, coroação, relacionamento com a família e desafios da realeza. Além de tudo, The Crown é uma aula de comunicação

 

Só de falar em monarquia você já pode pensar na importância da elaboração dos discursos, da Oratória, em se atentar à etiqueta, à diplomacia, nas relações sociais e políticas… e fazendo um paralelo ao ambiente de trabalho, verá muitas semelhanças com a criação de apresentações, necessidade de falar em público, defender ideias em reuniões, cativar clientes e participar de negociações e acordos, só pra citar alguns exemplos.. 

 

Reunimos neste post 4 aprendizados da série pra você usar na sua empresa

 

Você vai perceber que os erros e acertos da realeza britânica podem ter mais a ver com seu dia a dia do que você imagina. 


 

Já pensou em analisar uma cena?

 

Nos cursos e jornadas de Comunicação na VRS Academy, destacamos uma cena em especial da 2° temporada de The Crown em que o escritor Lorde Altrincham faz duras críticas à monarquia e ridiculariza até mesmo o modo de falar da rainha.

 

Como Vivi comenta em seu texto para o portal Aberje: Para responder a esse ataque, Elizabeth conta com Martin Chartis, assistente de seu secretário pessoal à época, para conversar diretamente com Lorde Altrincham e ouvir suas sugestões. Algumas delas são implantadas, em uma tentativa de modernizar a coroa, sem perder as tradições da realeza.”

 

Mesmo que você não tenha assistido a série, vale ver a cena aqui, são apenas 8 minutos e com certeza muitos aprendizados. 

 

A seguir, fizemos uma análise da cena pra você ter uma ideia do quanto pode aprender com ela. O ambiente, postura, tom de voz, contexto, todo comunica. 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seja assistindo uma série, um filme, documentário, ou um vídeo na internet, você pode aprender muito sobre qualquer tema que deseja saber mais.

 

Então antes de ligar sua tv e assistir um filme recomendado pela plataforma, convidamos você a furar sua bolha e descobrir nossas sugestões. 

 

Quem sabe você se anima a criar um Clube do Filme também. Boas indicações e aprendizados não vão faltar.


comunicaçãoaprendizagemConfrariadosaber