como ouvir com o coração

Dizem que hoje em dia ninguém escuta, ninguém lê… Perdemos os sentidos? Ou a sensibilidade de usá-los?

 

Com base em Comunicação Não Violenta, Empatia, Diálogo e Escuta ativa, este texto é um convite para que você o leia com calma e atenção. 

 

Se ele fosse uma pessoa, pediria para que você deixasse o celular de lado, olhasse em seus olhos e se abrisse para o que ele tem a dizer. Sem críticas, conselhos ou julgamentos, apenas presente para aprender como ouvir com o coração. 

 

Tudo pronto por aí? Vamos lá.


 

DIFERENÇA ENTRE OUVIR, ESCUTAR E AUSCULTAR

 

Antes de avançar na conversa, é preciso entender a diferença entre esses 3 termos que se assemelham, porém não possuem o mesmo significado. Por exemplo, talvez você conheça alguém que costuma ouvir o que você diz, mas não escuta de verdade.  

 

Para entender melhor, utilizamos o Dicio, dicionário on-line de português contemporâneo que explica:

 

O que é OUVIR:

“Entender ou perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição.” 

Isso independe da sua vontade, se você tem a capacidade de ouvir e está perto de alguém que está falando, é inevitável ouvir a conversa (a não ser que tampe os ouvidos).

 

O que é ESCUTAR:

“Ouvir com atenção e ter a consciência do que está ouvindo.”

Para escutar verdadeiramente, você precisa evitar distrações e prestar atenção a quem fala, para que possa compreender o que está sendo dito. Isso pede uma boa dose de presença, não é mesmo?

 

O que é AUSCULTAR:

“Fazer a auscultação, ouvir os barulhos internos do corpo.” 

Como quando você vai ao hospital e utilizam um estetoscópio para checar seus batimentos cardíacos. 

 

Citamos este último termo aqui pois, simbolicamente, poderíamos dizer que é algo como escutar seu coração, seus sentimentos, o que está dentro de você, mas que geralmente é obstruído por barulhos externos. 

 

Entender a diferença entre os termos pode ajudar você a refletir quando está escutando de verdade (a si, e aos outros), praticando a presença e atenção plenas. 

 

 

ESCUTAR PARA SE CONECTAR 

 

Ouvir é o que nos liga ao universo",  como diz a série “The Midnight Gospel”, um desenho animado para adultos sobre meditação, espiritualidade e filosofia, e o 4° episódio da primeira temporada trata muito da Escuta. 

 

Neste trecho selecionado pelo perfil @odesenhomedisse, Clancy (personagem principal) conversa com sua nova amiga Trudy sobre a importância das relações. Ele comenta que recebeu a ligação de um amigo que estava passando por um momento difícil na vida.

 

Clancy acha que tem muita sorte porque o amigo teve a coragem de ligar pra ele, mas Trudy revela: “Não foi sorte, foi porque você o escutou. A gente sente quando as pessoas estão nos ouvindo, foi por isso que ele te procurou."

 

Quantas pessoas no seu círculo social você pode dizer que agem como Clancy? Pessoas para as quais você pode ligar quando as coisas não estão bem, e sentir que pode contar com elas para te escutar? 

 

Ao mesmo tempo, para quem você é esse alguém? Você consegue realmente escutar as outras pessoas para se conectar com elas, ou enquanto falam você se distrai com frequência e parece estar em outro lugar?


 

PARA LER, ASSISTIR E ESCUTAR 

 

Para se inspirar nessa escuta ativa, selecionamos 5 conteúdos pra você ler, assistir e escutar quando quiser: 

 

1. Biblioteca Humana

Imagine ir a uma biblioteca e pegar emprestado uma pessoa em vez de um livro. Neste projeto, você pode escolher um título com que se identifique, como “Solitário”, “Desempregado”, “Refugiado”, “Bipolar”, entre outros disponíveis, e, em seguida, uma pessoa vai até você para conversar sobre isso. A ideia é promover a tolerância e empatia, para que as pessoas “não julguem um livro pela capa”, como diz Ronni Abergel, criador do programa. 

 

2. O Poder da empatia

Roman Krznaric compartilha em seu  livro muitos caminhos para seguir em direção ao outro. A empatia tem o poder de curar relacionamentos desfeitos, derrubar preconceitos, nos fazer pensar em nossas ambições e até mesmo mudar o mundo.” revela a obra. 

 

3. Fala que eu não te escuto

Nesta série de vídeos criada em 2011, Claudio Thebas, autor de “Ser bom não é ser bonzinho”, já falava sobre como as pessoas não se ouvem mais. Ele demonstra isso através de pegadinhas que você não iria acreditar se alguém te contasse.

 

4. O que se esconde atrás da falta de escuta 

Os mediadores de conflito Williiam Ury, Marcelo Freixo e José Junior falam sobre intolerância, raiva, medo, técnicas de negociação, como se colocar no lugar do outro e contam quais os momentos mais tensos que já viveram.

 

5. A Confraria do Saber é um lugar de escuta 

“Oficina de Escuta” já foi tema da Confraria de Saber, a comunidade de aprendizagem mensal da VRS Academy, que toda última terça-feira do mês se reúne online para conversar e aprender sobre um assunto diferente. Acesse aqui o “Menu de Saberes” com nossa curadoria de conteúdo sobre o tema. 


 

SIGA ESCUTANDO COM O CORAÇÃO

 

Como refletimos neste texto, ouvir com o coração é mais do que estar presente fisicamente para alguém. É usar essa presença para de fato escutar o que a outra pessoa tem a dizer, sendo capaz de acolher sua dor, medo, frustração, entusiasmo, expectativa - seja o que for, e compreender que tudo isso faz parte da nossa humanidade. 

 

Não à toa a palavra “ser humano” carrega o verbo ”ser” na frente. Vivemos numa época cheia de técnicas de “humanização”, como se ser humano não bastasse. E não basta mesmo. Conquistamos a nossa humanidade a cada dia, diante dos desafios e alegrias que a vida oferece. 

 

Da próxima vez que conversar com alguém, observe se você está “ouvindo” ou “escutando”. Se estiver escutando, saberá então que não precisa de um estetoscópio para ouvir o coração de outra pessoa. Basta sua presença e atenção. 


 


escutacomunicaçãoempatia