Crescer Juntos e EnvelheSER na ativa

Conheça dois projetos de aprendizagem ao longo da vida.


 

A expressão lifelong learning (ou aprendizagem ao longo da vida) pode nos remeter ao protagonismo ou a uma ação individual para o desenvolvimento de competências, mas vai além. 

 

Atuar pautado por lifelong learning significa também promover ações colaborativas e integradas com a sociedade. Essa atuação cidadã está presente em nosso manifesto:

 

“Nosso sonho grande é que lifelong learning baseie não só as nossas ações, mas a de instituições de ensino, empresas e governos, para que as pessoas possam ser plenamente atuantes num mundo complexo e em constante transformação.”

 

Cumprindo esse nosso dever de integrar ações de aprendizagem à atuação cidadã, neste ano de 2021, realizamos gratuitamente, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, dois projetos de capacitação que representam fases da vida: infância e maturidade.

 

A seguir, conheça cada um desses significativos projetos.

 

  1. Crescer Juntos

 

 

Não aprendemos a ser pais e mães e, muitas vezes, sentimos insegurança sobre como lidar com os desafios diários que a vida familiar nos apresenta.  

 

Para contribuir com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de mães, pais, cuidadores e educadores, o projeto Crescer Juntos promove rodas de diálogo sobre parentalidade ativa.

 

Em Jundiaí, os 4 encontros presenciais aconteceram no CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância, seguindo as recomendações de segurança sanitária. Um lugar especial na cidade, aberto à integração e troca de experiências.


A psicóloga e mestre em Educação Eliana Zanette Cipriano, idealizadora e responsável pelo programa, abordou temas como:

 

  1. Sentido da Parentalidade e criação de filhos;

  2. Responsabilidade, autonomia e limite com consciência;

  3. Ensinando a comunicação empática para desenvolver autoestima e resolver conflitos;

  4. Como lidar com as telas, o tédio e os sintomas decorrentes da pandemia.

 

Entre as maiores dificuldades que ouve sobre a criação de filhos, Eliana destaca duas delas::

 

“Há muito conteúdo teórico, mas os pais não sabem como fazer na prática e se perdem [...], e principalmente a entrada das telas na vida e no comportamento de crianças e adolescentes tem deixado os pais sem ação, pois eles também utilizam muito as telas. Em qualquer lugar, todo mundo está muito conectado com o dispositivo e não se conectando com pessoas."

 

Dizem que quando nasce uma criança, nasce também uma mãe, um pai. Porém nenhum deles vem com manual de instruções. Por isso é preciso construir o relacionamento através do diálogo e da empatia, base para crescer juntos. 

 

 

Para saber mais sobre o projeto, acesse:


 

      2) Envelhe(SER) na Ativa 

 

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil dobre até 2050, e que continuar aprendendo independente da sua idade, mantém o interesse pela vida.

 

Dessa forma, o curso criado pela educadora 50+ Luciana Correa, facilitadora da VRS Academy, visa ressignificar a maturidade, aliando a experiência de vida às múltiplas possibilidades que a longevidade oferece.

 

Os encontros são interativos e não apenas expositivos, abordando diferentes assuntos como:

  • - Autoestima;

  • - Autorrealização;

  • - Transformação digital,

  • - Alternativas criativas para geração de renda.

 

Em Jundiaí, as aulas acontecem no auditório do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) em 3 encontros, guiados pelos tópicos: SER, SABER e TER.

 

Para quem participa, é uma oportunidade de refletir e planejar a segunda metade da vida com mais protagonismo. Muitas dessas pessoas já estão aposentadas, criaram filhos, realizaram projetos. Mas ainda há muito para aprender e sonhar. 

 

“O programa é uma oportunidade aberta para a troca de experiências e para a promoção de reflexões em grupo, além de ser um espaço para que os mais velhos possam se expressar sem se sentirem julgados”, conta Luciana.

 

Conheça mais detalhes do programa Envelhe(SER) na Ativa: 


 

Promova o lifelong learning 

 

Esses dois importantes programas fazem parte do portfólio da VRS Academy e são destinados para prefeituras, empresas ou comunidades que tenham interesse em incentivar a aprendizagem através do diálogo e troca de experiências, desenvolvendo competências socioemocionais em diferentes fases da vida.

 

Para solicitar mais informações e contratar esses e outros programas, envie-nos uma mensagem.

 

 


aprendizagemlifelonglearning