Demissão exige boa comunicação e liderança

Você se comunica o tempo todo. Seja em reuniões, conversas, ligações, e-mails, mensagens e curtidas. Mesmo em silêncio, comunicamos.

 

Embora pareça uma habilidade natural, há muitas maneiras de aprimorar a forma de se expressar para se relacionar melhor com as pessoas. Especialmente, quando se trata de momentos difíceis, nos quais você precisa dar uma notícia que vai impactar a vida de outras pessoas, como no caso de demissões. 

 

 

COMO COMUNICAR UMA DEMISSÃO

 

Quando você é responsável por anunciar a demissão de uma pessoa empresa, é comum surgirem muitas dúvidas, como: “Por onde eu começo? Tem alguma forma de amenizar o impacto da notícia? Devo ser breve ou explicar em detalhes, fazer algum elogio para a pessoa?”

 

Reflexões como essas passam pela cabeça de todas as pessoas, inclusive pelas de grandes líderes, que precisam tomar decisões difíceis em meio a crises com alto impacto para a reputação da empresa. 

 

Em maio de 2020, o cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky, nos deu uma aula de comunicação e liderança, ao enviar um e-mail comunicando a demissão de 25% de colaboradores da empresa.

 

O que poderia ser mais um informativo de demissão em massa provocada pela pandemia de covid-19, tornou-se um convite a toda e qualquer liderança que queira se relacionar de forma mais humana e empática, demonstrando atenção e cuidado pelas palavras.

 

A análise aprofundada sob cada aspecto comunicativo da mensagem estão reunidas neste Estudo de caso de Comunicação e Liderança que a VRS Academy preparou para você. 

 

Você pode baixar o material gratuitamente e acessá-lo quando quiser. Para já ter uma ideia do que você vai encontrar nele, confira os 3 principais pontos a seguir: 

 

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER COM ESTE MATERIAL

 

1) Qualidades gerais do e-mail

 

Mesmo antes de ler o material completo e nossa análise de cada ponto, conheça os 4 pontos fortes que observamos no e-mail de Brian Chesky e reflita como você pode usá-los no seu dia a dia. 

 

Dividir sua mensagem em seções e subtítulos (como neste texto) e usar recursos visuais para destacar palavras-chave ou trechos são algumas das técnicas que você pode usar facilmente ao escrever sua próxima mensagem: 

 

 


 

2) Técnicas de comunicação 

 

Você já deve conhecer algumas delas, e agora tem a oportunidade de compreender através de exemplos e comentários no Estudo de caso de Comunicação e Liderança, como usar técnicas que vão ajudar a compor a mensagem. 

 

Destacamos a seguir 7 delas, que você confere com detalhes no material:

 

  1. Definir objetivos da mensagem 

  2. Usar dados para explicar  

  3. Demonstrar afeto, cuidado e atenção 

  4. Escrever com clareza

  5. Apresentar próximos passos 

  6. Estar disponível para dúvidas

  7. Encaminhar para a conclusão 


 

3) Observar como a comunicação da alta liderança tem influência nas pessoas

 

A leitura do e-mail com nossa análise de comunicação vai ajudar você a refletir como as palavras importam, ainda mais ditas pela alta liderança de uma empresa - posição na qual a equipe se inspira a seguir. 

 

Planejar como comunicar uma mensagem difícil como uma demissão, envolve cuidado, clareza, empatia e tantos outros aspectos que comentamos neste texto e no estudo de caso que você pode ler e aprender com mais profundidade. 

 

Dita de maneira adequada com o que o momento pede, uma mensagem difícil como uma demissão pode ser recebida e elaborada de forma mais consciente pelas pessoas mais impactadas, para que possam seguir sem carregar o peso de palavras duras ou de uma atitude pouco humanizada de quem dá a notícia.

 

Importar-se com as palavras e a maneira com que são ditas, é também um modo de cuidar das outras pessoas.

 

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Durante os cursos relizados na VRS Academy, apresentamos estudos de caso como esse para exemplificar técnicas que você também pode usar para melhorar sua  Comunicação e Liderança a qualquer momento, e especialmente em momentos desafiadores. 

 

Compartilhe este material para que mais pessoas possam aprender através dele.


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