
Você se comunica o tempo todo. Seja em reuniões, conversas, ligações, e-mails, mensagens e curtidas. Mesmo em silêncio, comunicamos.
Embora pareça uma habilidade natural, há muitas maneiras de aprimorar a forma de se expressar para se relacionar melhor com as pessoas. Especialmente, quando se trata de momentos difíceis, nos quais você precisa dar uma notícia que vai impactar a vida de outras pessoas, como no caso de demissões.
COMO COMUNICAR UMA DEMISSÃO
Quando você é responsável por anunciar a demissão de uma pessoa empresa, é comum surgirem muitas dúvidas, como: “Por onde eu começo? Tem alguma forma de amenizar o impacto da notícia? Devo ser breve ou explicar em detalhes, fazer algum elogio para a pessoa?”
Reflexões como essas passam pela cabeça de todas as pessoas, inclusive pelas de grandes líderes, que precisam tomar decisões difíceis em meio a crises com alto impacto para a reputação da empresa.
Em maio de 2020, o cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky, nos deu uma aula de comunicação e liderança, ao enviar um e-mail comunicando a demissão de 25% de colaboradores da empresa.
O que poderia ser mais um informativo de demissão em massa provocada pela pandemia de covid-19, tornou-se um convite a toda e qualquer liderança que queira se relacionar de forma mais humana e empática, demonstrando atenção e cuidado pelas palavras.
A análise aprofundada sob cada aspecto comunicativo da mensagem estão reunidas neste Estudo de caso de Comunicação e Liderança que a VRS Academy preparou para você.
Você pode baixar o material gratuitamente e acessá-lo quando quiser. Para já ter uma ideia do que você vai encontrar nele, confira os 3 principais pontos a seguir:
O QUE VOCÊ VAI APRENDER COM ESTE MATERIAL
1) Qualidades gerais do e-mail
Mesmo antes de ler o material completo e nossa análise de cada ponto, conheça os 4 pontos fortes que observamos no e-mail de Brian Chesky e reflita como você pode usá-los no seu dia a dia.
Dividir sua mensagem em seções e subtítulos (como neste texto) e usar recursos visuais para destacar palavras-chave ou trechos são algumas das técnicas que você pode usar facilmente ao escrever sua próxima mensagem:
2) Técnicas de comunicação
Você já deve conhecer algumas delas, e agora tem a oportunidade de compreender através de exemplos e comentários no Estudo de caso de Comunicação e Liderança, como usar técnicas que vão ajudar a compor a mensagem.
Destacamos a seguir 7 delas, que você confere com detalhes no material:
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Definir objetivos da mensagem
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Usar dados para explicar
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Demonstrar afeto, cuidado e atenção
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Escrever com clareza
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Apresentar próximos passos
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Estar disponível para dúvidas
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Encaminhar para a conclusão
3) Observar como a comunicação da alta liderança tem influência nas pessoas
A leitura do e-mail com nossa análise de comunicação vai ajudar você a refletir como as palavras importam, ainda mais ditas pela alta liderança de uma empresa - posição na qual a equipe se inspira a seguir.
Planejar como comunicar uma mensagem difícil como uma demissão, envolve cuidado, clareza, empatia e tantos outros aspectos que comentamos neste texto e no estudo de caso que você pode ler e aprender com mais profundidade.
Dita de maneira adequada com o que o momento pede, uma mensagem difícil como uma demissão pode ser recebida e elaborada de forma mais consciente pelas pessoas mais impactadas, para que possam seguir sem carregar o peso de palavras duras ou de uma atitude pouco humanizada de quem dá a notícia.
Importar-se com as palavras e a maneira com que são ditas, é também um modo de cuidar das outras pessoas.
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Durante os cursos relizados na VRS Academy, apresentamos estudos de caso como esse para exemplificar técnicas que você também pode usar para melhorar sua Comunicação e Liderança a qualquer momento, e especialmente em momentos desafiadores.
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