pexels-polina-kovaleva-5717479

O ano foi intenso por aqui. Fruto de muitas ações, reflexões e aprendizados. 

 

Em meio à pandemia, distanciamento social, milhares de perdas e lutos, vacinação, home office e retorno aos escritórios, saúde mental e tantos outros temas que permearam as conversas, queremos compartilhar com você o que a VRS Academy realizou em 2021 e quais aprendizados leva para 2022. 

 

Nesta retrospectiva, você pode navegar por 3 marcos importantes:

1) 2021 em números - Um breve resumo do ano com alguns indicadores;

2) Rede inspiradora - Participamos de grandes eventos com pessoas e empresas que admiramos,

3) Um aprendizado por mês: Reunimos 12 ações e o que aprendemos com cada uma delas. 

 

Convidamos você a ler este texto como um incentivo para refletir sobre seu ano também. Por exemplo, antes de criar suas resoluções de ano novo, que tal anotar seus aprendizados? Esse exercício pode te trazer um novo olhar sobre o ano, e mostrar que você aprendeu mais do que imagina, de forma mais ou menos prazerosa. 


 

1) 2021 em números

 

É importante mensurar resultados através de indicadores, por isso, destacamos alguns números conquistados pela VRS Academy:

 

. +120 horas de aulas, rodas de conversa e palestras online

. 2 mil participantes aproximadamente

. 50 videos e 100 páginas de conteúdos exclusivos para empresas

. 20 empresas atendidas: Atlântica Foods, Banco do Brasil, Brivia, Cabot, Club Med, CVM, Deloitte, Evonik, Fiocruz, HSI, Givaudan, Martin Brower, Pinheiro Neto Advogados, Schlumberger, PwC, Sodexo, Tetra Pak, TecBan, Yduqs, White Martins e Warner Media.


 

2) Rede inspiradora

 

Acreditamos no poder do trabalho colaborativo, cocriado e dialogado. Por isso, participamos de 7 grandes eventos este ano que trouxeram muitos aprendizados:  

 

1. World Creativity Day

Reunindo inspiradores e voluntários, o Dia Mundial da Criatividade foi celebrado nos dias 21 e 22 de abril em diversas cidades do mundo, e a VRS Academy foi líder local em Jundiaí/SP. Para saber mais:

Assista à palestra sobre Lifelong Learning da nossa idealizadora Vivi Rio Stella

Veja as atividades propostas por nossas inspiradoras e inspiradores, relacionadas à Criatividade, Comunicação, Longevidade, Poesia, Fotografia, Trabalho, Consumo consciente e Antirracismo.

Leia o texto sobre os principais aprendizados, que Thaís Gurgel escreveu como voluntária do evento.

 

2. From Control to Culture, da Novi 

O Festival Internacional de Cultura de Aprendizagem realizado pela Novi, reuniu especialistas da área para debater sobre Educação corporativa, Futuro do Trabalho, Liderança e muito mais. 

Vivi Rio Stella contribuiu com um vídeo, a convite da Casa do Saber (apoiadora do evento), pra você refletir sobre aprender no dia a dia

 

3. MaturiFest

Estivemos no painel de abertura do evento, considerado o maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil.  A edição deste ano abordou temáticas como Marca pessoal, Finanças, Marketing Digital e Vendas. Vivi esteve em um dos painéis para tratar de lifelong learning, a importância de aprender sempre em qualquer idade.

 

4. 12°. Seminário Pais e Filhos

Na primeira mesa-redonda do evento, 'O blá, blá, blá não é de mentira', Vivi esteve ao lado de outras especialistas para uma conversa sobre família e maternidade, destacando a importância de criar um espaço aberto para o diálogo a fim de construir uma relação de confiança entre pais/mães e filhos/filhas. Uma amostra do que Eliana Cipriano e Vivi fazem no programa Crescer Juntos, da VRS Academy.  

 

5. Live Glamurama

A convite de Joyce Pascowitch, do canal Glamurama, Vivi participou de um bate-papo sobre a importância da comunicação e do eterno aprender. A live ficou gravada e gerou ótimos comentários. Aproveite para assistir e aprender também.

 

6. Brivia Talk

Nesse Xtalk sobre Diversidade, informe-se sobre a Linguagem Inclusiva dentro das organizações: a comunicação além do todes. Ao lado de Neivia Justa, Vivi tratou de gênero neutro, linguagem inclusiva, respeito, empatia e muito mais.

 

7. Festival da empatia 

O evento surgiu no início da pandemia e foi um dos primeiros festivais online e gratuitos com temas conectados à empatia e Comunicação Não-Violenta (CNV). Assista à roda de conversa sobre CNV nas Organizações, um tema que permeia muitos de nossos cursos e jornadas de comunicação.


 

3) Um aprendizado por mês

 

Relacionamos abaixo 12 ações da VRS Academy em 2021 e o que aprendemos com cada uma delas.  

 

1) Confraria do Saber

Aprendemos todo mês em grupo um assunto diferente para ampliar o repertório cultural como Marca pessoal, Criatividade, Storytelling, Mediação de conflitos, Viagens e Cinema. 

Para comemorar o aniversário de 1 ano da Confraria do Saber, enviamos uma box com mimos para cada confrade e preparamos essa retrospectiva especial pra você conhecer um pouco mais sobre a nossa comunidade de aprendizagem. 

 

Principal aprendizado: Manter um grupo de aprendizagem mensal é um desafio, mas também muito reconfortante. Ao olhar para trás, percebemos o quanto aprendemos com os temas e com as pessoas do grupo. Algo que talvez não aconteceria buscando aprender somente de forma autônoma, pois ao interagir com outras pessoas entramos em contato com o repertório delas também, e isso é enriquecedor.

 

2) Natureza Feminina

Inspirado no livro "A vida secreta das árvores", de Peter Wohlleben, o evento realizado em março conectou saberes entre mulheres e a natureza. Aprendemos juntas sobre linguagem e aprendizados da mulher ao longo da vida, identidade feminina, carreira, parentalidade e longevidade. 

Relembre aqui como foi o evento. Logo mais teremos a 2° edição! 

 

Principal aprendizado: Ao desenvolver este evento, criamos um grupo de mensagens com as facilitadoras da VRS Academy que se tornou um espaço seguro de diálogo e troca. Mais do que o evento em si, fortalecemos nossas relações conversando sobre os desafios de “nós, mulheres” (nome do grupo, e quase nome do evento!).

 

3) Iniciativas sociais

Foram 1.446 mudas de árvore doadas via Instituto Ipê durante o evento Natureza Feminina, 11 cestas básicas via SOL da nossa parceira Syntese e 2 Programas de aprendizagem para a comunidade da Prefeitura de Jundiaí: “Crescer Juntos”, com Eliana Cipriano e “Envelhe(ser) na ativa” com Luciana Correa. 

 

Principal aprendizado: Transformar ideias e projetos em ações concretas que beneficiem causas que apoiamos. 

 

4) Cursos abertos

Durante o ano lançamos a segunda turma do curso “3 Ps da Comunicação (Preparação, Prática e Presença)”, e um encontro online sobre Linguagem Inclusiva, chamado "Muito mimimi ou um ressignificar necessário das palavras?" em parceria com a FikaConversas.  

 

Principal aprendizado: Diminuir a quantidade de cursos abertos para focar energia em outras ações, como projetos para empresas e a Confraria do Saber. Abrir mão de ideias para dar espaço a outras é algo desafiador, porém essencial para manter a qualidade do trabalho e da nossa saúde mental, você não acha?

 

5) Projetos especiais para empresas

Clube de leitura, Roda de conversa, Jornada de aprendizagem, Cursos personalizados, conteúdos especiais - adoramos criar projetos cheios de diálogo e troca de experiências!

 

Principal aprendizado: Percebemos o quanto nosso DNA tem a ver com experiências customizadas de aprendizagem - ao valorizar o diálogo, procuramos realmente ouvir clientes e equipes para desenvolver algo único, que converse com o momento da empresa e toque as pessoas. 

 

6) Nosso aniversário de 8 anos

Celebramos a data com diversas ações para quem nos acompanha:

Vídeo da Vivi sobre a história da VRS

. Criação do nosso manifesto em formato visual

. Sorteio de 8 exemplares de seu livro Comunicação eficiente

Glossário de Comunicação comemorativo

 

Principal aprendizado: Capacidade de celebrar uma data importante para refletir o quanto crescemos nesses 8 anos de vida. Por exemplo, quando você faz aniversário, consegue olhar pra trás e perceber o quanto já aprendeu?

 

7) Redes sociais

Além de levar aprendizado, reflexão e compartilhar o que acontece na VRS através das publicações no Instagram e LinkedIn, criamos os 3 posts da semana como um exercício de curadoria semanal para compartilhar ideias interessantes e inspiradoras de outros perfis, dentro e fora da nossa rede de contatos.  

Relembre a curadoria do 1° semestre e 2° semestre de 2021.

 

Principal aprendizado: Selecionar o que importa em meio a tantas informações disponíveis. Procuramos mesclar perfis de pessoas e organizações, assuntos da semana e atemporais, temas leves e profundos, tudo para que você pudesse aprender com conteúdos relevantes e sair da sua bolha. 

 

8) Newsletter Pausa para Aprender

Em 2021 criamos uma newsletter como um ponto de encontro mensal na sua caixa de e-mail para compartilhar aprendizados. Nela você vai encontrar um conteúdo para aprender e outro para praticar, ideias para Você, suas Relações e seu Saber e uma reflexão para sair do modo automático. 

Se ainda não conhece, veja a edição sobre “Ler para aprender” e depois inscreva-se para receber na sua caixa de entrada toda última terça-feira do mês.

 

Principal aprendizado: Criar um canal de comunicação além das redes sociais, para quem prefere a intimidade de um e-mail para ler quando quiser, sem rolar o feed. 

 

9) Colunas mensais

Outro canal de comunicação fora das redes foram as colunas mensais da nossa idealizadora Vivi Rio Stella. Veja mais sobre Comunicação na revista Você RH e seus aprendizados com as séries no Portal Aberje.

 

Principal aprendizado: Aprofundar temas do dia a dia (desafios de se comunicar no trabalho, conexões que fazemos na vida com as séries) em textos e testes que conversem com as pessoas e suas realidades profissionais.

 

10) VRS na mídia

Marcamos presença em diversos veículos da imprensa como na TV Globo, Band, jornais Estadão, Folha de São Paulo, rádio CBN, Jovem Pan, Transamérica, revistas Exame e Gestão e Negócios PME, Empresas & Negócios.

 

Principal aprendizado: Espalhar nossa mensagem em diferentes formatos e contextos. 

 

11) Conteúdos ricos

Compartilhamos no Drive de conteúdo nosso Planner de aprendizagem, Glossário de comunicação, e-books e outros materiais para você baixar gratuitamente.

 

Principal aprendizado: Criar e compartilhar conteúdo de forma livre, para contribuir com o aprendizado das pessoas ao longo da vida.

 

12) Indicações para você continuar aprendendo

Acreditamos que o aprendizado não acontece apenas em meios formais como cursos e salas de aula. Mas também na sala de casa, vendo um filme no sofá, ouvindo um podcast, lendo um livro ou conversando sobre tudo isso no jantar. 

 

Confira nossas sugestões pra você se divertir e aprender com elas. Quem sabe você também se anime em compartilhar seus principais aprendizados como fizemos aqui!

Para ler 

Para ouvir

Para assistir

 

 

Essas foram algumas ações e lições que tivemos em 2021. Esperamos que a ideia deste texto também desperte em você a reflexão do que leva dos meses que passaram.

 

Conte conosco para levar aprendizagem pra você e sua empresa no próximo ano.

Que 2022 traga ótimos aprendizados para todas e todos nós!


aprendizagemlifelonglearning